Cidades

ANDRADAS (MG)

Localizada na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais, Andradas é conhecida como "Terra do Vinho". O título foi conquistado por sua tradição centenária na produção da bebida originada pelos imigrantes italianos que aqui chegaram em 1889 e aos poucos transformaram a saudade de sua terra em parreiras com as quais produziam vinho para consumo da família.

O tempo associou a nostalgia com a oportunidade de crescimento econômico e passados 130 anos podemos encontrar a quinta geração de Vitivinicultores na maioria das vinícolas locais.

Andradas produz desde Vinhos de Mesaaté vinhos finos finos elaborados, onde desponta no panorama nacional com o plantio em Sistema de Dupla Poda. Este Sistema consiste em colher as uvas no período mais seco do ano já que a cidade cuja altitude varia de 900 a 1663 metros (Pico do Gavião) e seu Clima Tropical de Altitude favorece um inverno seco. Seu Solo Semi Arenoso e profundamente argiloso possibilita o completo ciclo da videira sem precisar de irrigação.

As Vinícolas Mineiras participantes do Dia do Vinho Brasileiro 2019 integram o Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais, SindVinhoMG e juntos convidam aos apreciadores da bebida a conhecerem os Vinhos Beloto, Vinhos Bertoli e Nau Sem Rumo, Vinícola Casa Geraldo, Vinhos Marcon e Vinícola Villa Mosconi.

Além das Vinícolas a cidade é atrativa pelas culinárias mineira e italiana; pela natureza exuberante que convida ao ecoturismo onde se destaca o Pico do Gavião (1.663m acima do nível do mar, apreciado pelos amantes do vôo livre já que permite decolagem em todos os quadrantes), a Pedra do Elefante, Pedra do Pântano, Pedra da Cruz e muitas cachoeiras. Andradas também é muito procurada pelos romeiros, pois integra a Rota do “Caminho da Fé” que culmina no Santuário de Nossa Senhora Aparecida na cidade de Aparecida/SP.

 

como chegar

Programação em
ANDRADAS (MG)

Apoio