Cidades

VILA FLORES/UVA E VINHO (RS)

O Município de Vila Flores é descendente da colonização italiana, igualmente como os demais Municípios da grande região. Entretanto, a porta de entrada dos imigrantes nessas terras foram às colônias Conde D’ Eu, atual Município de Garibaldi, e Dona Izabel, Bento Gonçalves. Consequentemente, de tal feito, surgiu Alfredo Chaves (hoje Veranópolis) e o advento de novas comunidades no seu entorno.

Vila Flores, inicialmente denominada de Pinheiro Seco, nasceu em homenagem à família Fiori, importante para o desenvolvimento da localidade. Tem sua economia voltada para o setor primário, microfusão, componentes de alumínio, comércio e turismo.

A cidade se localiza na Serra Gaúcha, na região da Uva e Vinho. É conhecida como a Terra da Fé, do Pão e do Vinho e Capital Estadual do Filó. Neste contexto, destaque para a Vinícola dos Frades, que produz o vinho santo (canônico) utilizado pela Igreja Católica do Brasil nas celebrações litúrgicas, além da Vinícola Mascaron.

Atualmente, encontra-se em franca expansão o turismo religioso junto ao capitel Divino Pai Eterno, a encenação da Via-Sacra, Procissão dei Ciaretti, Presépios na praça, associado ao número crescente de turistas que procuram as águas termais, combinando um ambiente de paz e tranquilidade.


 

 

 

 

 

 

 

como chegar

Programação em
VILA FLORES/UVA E VINHO (RS)

Apoio