sobre o
evento

O Dia do Vinho é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores - reinterpretação da concepção de evento(2008/2009), fomentado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundaparque e SEGH - Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (na época SHRBS). A realização do evento e sua continuidade passa a ser responsabilidade do Ibravin e SEGH com apoio do Comitê formado pelas Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos e entidades parceiras.

O projeto propiciou um olhar mais profissional nos eventos existentes e a coesão do grupo, o que resultou a criação do evento integrado e integrador Dia do Vinho, e tem por objetivo promover o enoturismo e o vinho brasileiro.



Porque Dia do Vinho?
Com a lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano, promulgada em 12 de dezembro de 2003 - o projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski - sendo o Enoturismo e Vinho produtos ícones e que se apresentam em toda região surge a ideia de realizar um evento que una a todos pela causa e contribua com a promoção dos destinos turísticos envolvidos.



O evento tem por resultado o esforço e envolvimento do Comitê Executivo e parceiros que, à frente do processo com apoio da equipe técnica, implementam o conceito integrado e integrador criando uma rede de cooperação, destacando um tema significativo para o turismo e economia regional – a cadeia do Vinho.



Iniciou em 2010 com uma semana de programação na região Uva e Vinho. Hoje são 15 dias e nesta edição de 2019, quando completa 10 anos, passa a denominar-se Dia do Vinho Brasileiro, integrando 06 Estados diretamente e 45 municípios. Na atualidade e com a ampliação das adesões a cada ano o sentimento é que o Dia do Vinho se transformou num grande movimento.



Neste período, as vinícolas que participam do evento apresentam seus atrativos do mundo do vinho e comercializam vinhos com preços promocionais, além das dezenas de festividades realizadas nas cidades e roteiros turísticos, restaurantes e hotéis para que todos entrem no clima de festa.

São duas semanas para celebrar o enoturismo, o vinho, a gastronomia e muito mais.
#diadovinhobrasileiro

Apoio